terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

IPads substituem, os maps de voo nos aviões

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos permitiu que mapas em papel sejam substituídos por iPads nas cabines de pilotagem dos aviões.

Após três meses de experiências minuciosas com o iPad, a FAA permitiu à companhia «Executive Jet Management» o uso de iPads em substituição dos mapas de papel. Embora a «Executive Jet Management» seja a primeira empresa a ter o visto de uso de iPads, toda a frota de aviação poderá pedir a autorização a partir de Maio., refere o «Wired».

Para a aprovação do iPad como ferramenta de aviação, foram realizados testes rigorosos de descompressão rápida a partir de uma altitude de 51 mil metros de forma a assegurar que o «tablet» não interfere com os equipamentos electrónicos de navegação das cabines de pilotagem. Os testes foram ainda realizados em 10 aviões conduzidos por 55 pilotos em 250 voos.

Jeff Buhl, gerente da Jeppesen, empresa mentora da aplicação Mobile TC confirmou que o sistema operacional da Apple mostrou-se «extremamente estável», durante os testes. No entanto, Jeff Buhl refere que numa eventual baixa de sistema são necessários apenas «quatro a seis segundos» para que recupere, diz o «Wired», mas que cada companhia deve não deve descurar de um procedimento auxiliar para lidar com falhas de software.

A FAA frisou que com a utilização do iPad, «serão substituídos cerca de 25 quilos de manuais e gráficos que o iPad pode suportar». Os iPads foram submetidos a avaliações pormenorizadas durante três meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário