quarta-feira, 23 de março de 2011

O Bombardier 415, a "máquina", que apaga fogos

O Bombardier 415 (antigo Canadair CL-415 ) é um avião anfíbio canadiano, construído propositadamente para ser um "bombardeiro" de água . É um avião projectado e construído especificamente para combate aéreo a incêndios, e baseia-se no Canadair CL-215.

Em 1987, utilizando, os poderosos e confiáveis motores turbo hélice, a Canadair empreendeu a tarefa de adaptação de uma série de CL-215 com motores PW123AF, da Pratt e Whitney Canadiana, proporcionando um aumento de potência de 15% aos originais motores de pistons .

A aeronave adaptada foi designada CL-215T e contou com muitas melhorias aerodinâmicas, incluindo sistemas de controles de vôo motorizado, cabine com ar condicionado, bem como sistema eléctrico actualizado e aviónicos. Designa-se por aviónica toda a electrónica a bordo dos aviões. O termo provém de AVIation electrONICS (electrónica da aviação). Neste grupo de equipamento incluem-se os sistemas de navegação e comunicação, Piloto automático, e os sistemas de controlo de vôo. Também são incluídos, por vezes, alguns sistemas electrónicos a bordo não directamente relacionados com a pilotagem, como sistemas de vídeo para passageiros. È como se fosse o cérebro das aeronaves

As características mais notáveis ​​externas da CL-215T foram as adições aerodinâmicas às asas e a empenagem.

Baseado no sucesso do CL-215, a empresa introduziu o CL-415, com grandes aperfeiçoamentos da série de produção a partir de 1993. O 415 tem um cockpit actualizado, melhorias aerodinâmicas e mudanças para a versão do sistema da água, bem como, a criação de um sistema moderno de combate a incêndios.

O "415" voou pela primeira vez em 6 de Dezembro 1993 com as primeiras entregas em Novembro de 1994. Derivado do antecessor, foi baptizado com o nome, de "Super Scooper" à luz do seu desempenho melhorado muito como bombardeiro de água aumentando a sua eficácia nos combate aos incêndios.

Como reconhecimento de suas habilidades em tarefas perigosas, mas necessárias de combate a incêndios, a aeronave recebeu o prestigioso troféu, Batefuegos de Oro.

Referencio agora, alguns incidentes, sem que os mesmos, no entanto, atinjam a qualidade de desempenho deste avião.

* 17 Novembro de 1997 - Sécurité Civile CL-415 cai em Marselha, França , com uma fatalidade.
* 16 de Agosto de 2003 - Società Ricerche Esperienze Meteorologiche CL-415 cai em Esine, Itália , sem casos fatais.
* 08 de Março de 2004 - Sécurité Civile CL-415 cai em Lac de Sainte-Croix, França com duas mortes.
* 18 de Março de 2005 - Società Ricerche Esperienze Meteorologiche CL-415 cai em Forte dei Marmi, Itália com duas mortes.
* 1 de Agosto de 2005 - Sécurité Civile CL-415 cai em Calenzana com 2 mortes.
* 23 de Julho de 2007 - Hellenic Air Force CL-415 cai em Dilesos, Grécia , com duas mortes.
* 23 de Julho de 2007 - Società Ricerche Esperienze Meteorologiche CL-415 cai em Sant'Erasmo, Itália , com uma fatalidade.

Características gerais

* Tripulação: 2 pilotos
* Carga Útil : £ 6.400 (2.900 kg)
* Duração: 65 pés (19,82 m)
* Envergadura : 93 pés em 11 (28,6 m)
* Altura: 29 pés 3 (8,9 m)
* Área de asa: 1080 m² (100 m²)
* Peso vazio : £ 28.400 (12,880 kg)
* O peso máximo de combustível: £ 10.250 (4650 kg)
* O peso máximo de descolagem (de terra, carga descartável): £ 43.850 (19,890 kg)
* O peso máximo de descolagem (a partir, não descartável de carga terrestre): £ 41.000 (18,600 kg)
* O peso máximo de descolagem (de água): £ 37.850 (17,170 kg)
* Capacidade máxima (água ao retardador): £ 13.536 (6,140 kg)
* Peso máximo após escavar: £ 47.000 (21,360 kg)
* O peso máximo de pouso: £ 37.000 (16,780 kg)
* Motorização: 2 × Pratt & Whitney Canada PW123AF turbo hélice , potência de descolagem: 2.380 shp (1.775 quilowatts) cada um

Desempenho

* Velocidade máxima : 223 mph (359 km / h (194 kt)
* Velocidade de cruzeiro : 207 mph (333 km / h (180 kt)
* Velocidade de stol : 78 mph (126 km / h (68 kt)
* Faixa : 1.518 milhas (2.443 km)
* Tecto de voo : 14.700 ft (4.500 m)
* Taxa de subida : 1.600 m / min (8.1 m / s)
* Descolagem distância (ISA, terra): 2.750 ft (840 m)
* Descolagem distância (ISA, água): 2,670 ft (815 m)
* Distância de pouso (ISA, terra): 2,210 ft (675 m)
* Distância de pouso (ISA, água): 2,180 ft (665 m)
* Profundidade mínima da água: 6 pés (1,8 m)


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