sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Caça F-16 português danificado por Airbus Australiano

Um caça F16 da Força Aérea Portuguesa envolveu-se num acidente com um Airbus militar australiano na passada quarta-feira. Houve apenas danos materiais, noticiou a TVI.

A notícia foi dada num comunicado de imprensa do departamento de defesa australiano e confirmado à TVI pelo Estado Maior da Força Aérea, que está a acompanhar o assunto. O acidente deu-se durante um treino de reabastecimento e as autoridades australianas abriram um processo de investigação.

O aparelho australiano era um avião tanque CK-30A multi-funções, que estava a ser operado pelo departamento militar da Airbus em Madrid, que está a desenhar e testar cinco aviões-tanque para o departamento de defesa da Austrália.

Os dois aparelhos sofreram alguns danos mas conseguiram aterrar em segurança. O porta-voz da Força Aérea, coronel Mário Gaspar, adiantou à agência Lusa que o acidente teve lugar em espaço aéreo português, junto à costa, e que o F-16 regressou de imediato à Base Aérea de Monte Real, depois de ter sido atingido com uma peça que se soltou durante a operação de reabastecimento.

O F-16 Fighting Falcon é um caça a jacto polivalente, monomotor, altamente manobrável, apto a operar em todas as condições meteorológicas e de luminosidade.

Originalmente concebido e desenvolvido, pela General_Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos, a partir de um conceito experimental (LWF), para um interceptor diurno de curto alcance, complementar ao poderoso e sofisticado F-15 Eagle, de superioridade aérea.

Foi evoluindo gradualmente para a função de caça-bombardeiro de alto desempenho, com capacidade para actuar em todas as condições atmosféricas de dia e de noite.

A 21 de Julho de 1980, em cerimónia realizada na base aérea de Hill no Utah, foi finalmente e oficialmente baptizado "Fighting Falcon". No entanto entre os seus pilotos independentemente da nacionalidade, foi e continua sendo conhecido e apelidado Viper.

Fontes:LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.e Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário