domingo, 9 de janeiro de 2011

Aeronave híbrida, é um misto de dirigível, avião e helicóptero

Uma empresa britânica, a "Hybrid Air Vehicles", está a desenvolver um veículo híbrido, misto de dirigível, avião e helicóptero. O interior é preenchido com gás hélio.

Segundo a BBC, por enquanto, a empresa Hybrid Air Vehicles, está a realizar testes com um protótipo de 15 metros de comprimento, mas o modelo final, deverá ter 300 metros de comprimento e será capaz de transportar até mil toneladas. Dentro de seis meses deverá estar operativo.

A mesma fonte informa que, apesar de estar a ser desenvolvido em Inglaterra, a aeronave foi negociada por 500 milhões de dólares com as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Os dirigíveis são mais leves que o ar, o que exige uma numerosa equipe em terra para aterrar a aeronave, mas, segundo a BBC, o veículo híbrido projectado não precisaria de ninguém. O piloto Dave Burns diz que a aeronave pode ser conduzida por alguém a quilómetros de distância.

Como o veículo é capaz de voar por até três semanas seguidas, pode ser útil para monitorar regiões, de difícil acesso e a grandes distâncias da sua base.

Mas, segundo a Hybrid Air Vehicles, não são só os militares que estão interessados, neste tipo de aparelho. A empresa tem negociado com empresas de petróleo, companhias mineiras e agências de ajuda humanitária. A empresa garante que o veículo é ideal para transportar mantimentos para vítimas de desastres naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário