sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Erro do copiloto, quase provoca acidente aéreo

Erro e inexperiência de copiloto foi, segundo um relatório, a causa do incidente no qual um Boeing 737, da Air India Express, - uma companhia low cost, - "caiu" cerca de 2.000 metros tendo colocado em risco a vida dos 113 passageiros e da tripulação de bordo.

O relatório do órgão regulador da aviação Índiano, aponta, que o copiloto, de 25 anos, empurrou com o joelho a coluna de controle do avião no momento em que o comandante saiu para ir ao WC.

Em pânico, o copiloto não desencadeou os procedimentos necessários numa emergência deste tipo e não facilitou a entrada do comandante no cockpit. Este, teve de utilizar uma senha especial para entrar, desperdiçando 30 preciosos segundos.

O relato do incidente, reconstruído a partir da análise dos dados e diálogos gravados, bem como o testemunho dos envolvidos, e faz parte de um relatório da Direcção-Geral de Aviação Civil (DGCA), divulgado na imprensa indiana.

O voo IX-212 percorria a rota entre o Dubai e a cidade indiana de Pune. O Boeing 373 sobrevoava o espaço aéreo de Mumbai a mais 11 mil metros de altitude no dia 26 de Maio deste ano, quando deu início a uma trajectória em queda livre.

"O relatório diz que o copiloto admitiu ter entrado em pânico durante o incidente. Se alguém entra em pânico e bloqueia quando está aos comandos de uma aeronave, é de se perguntar a razão pela qual ele está no cockpit", disse ao "Indian Express" o consultor de segurança aérea da companhia.

Segundo o relatório, a aeronave "caiu" mais de 600 metros até o comandante entrar na cockpit. Durante a emergência, foram mais 1.400 metros em queda livre.

Ninguém ficou ferido, mas houve pânico na cabine, com os troleys de bebidas e alimentos a serem arremessados nas mais diversas direcções.

O "Hindustan Times" observou que, mesmo após voltar ao cockpit, e tendo colocado a aeronave no seu curso correcto, o comandante da Air India Express teve um procedimento arriscado, ao puxar com força o controle do avião, o que poderia ter provocado uma reacção catastrófica, nos parâmetros normais do avião.

Uma sucessão de erros, terá estado na origem deste incidente, tais como, - o comandante não ter ordenado ao copiloto que mantivesse os cintos de segurança apertados durante a sua ausência, e o facto de não ter deixado nenhum tripulante experiente dentro do cockpit, com o copiloto, de modo a que este lhe facilita-se a entrada em caso de emergência, norma usada e procedimento obrigatório na aviação comercial.

O episódio levou o órgão indiano de aviação a exigir á Air India Express, que esta tomasse as "providências necessárias" de modo a evitar a repetição de casos idênticos no futuro, o que os jornais consideram uma recomendação, no sentido de a companhia exigir uma melhor preparação aos seus técnicos.

Investigações recentes afirmaram que erro humano foi também a causa do acidente que matou 158 pessoas no voo da Air India, a companhia principal do mesmo grupo estatal, quatro dias antes, a 22 de Maio.

O inquérito atribuiu a causa deste acidente ao facto de o piloto estar "sonolento", e"desorientado" por ter dormido durante a maior parte do voo de três horas.

O avião, era também um Boeing 737, que aterrou em Mangalore, com a altitude e ângulo errados. O avião saiu da pista, bateu num morro e incendiou-se. Apenas oito pessoas sobreviveram.

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