sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alguns aviões que transportam os chefes de estado

Palácios voadores

O "Aerolula", um Airbus A-319CJ cheio de luxo, transporta o presidente do Brasil em viagens internacionais, especialmente fora do continente sul-americano. Embora tenha sido apelidada em referência ao actual governante do país, a aeronave servirá aos próximos presidentes .

Foto: Agência Brasil

Dentro do "Aerolula", poltronas confortáveis e mesas de reunião permitem ao presidente continuar no comando do país, mesmo voando a quilômetros de altura. A aeronave também está equipada com avançados sistemas de comunicação, que permitem ao chefe de Estado encontrar qualquer pessoa em qualquer lugar.

Foto: Agência Brasil

Se o presidente do Brasil quiser fazer uma sesta, a cama do Airbus A-319CJ está à disposição. A aeronave também tem um WC, com chuveiro e outros luxos que não se encontram na classe económica dos voos comerciais -

Foto: Agência Brasil

O avião mais famoso do mundo, o Boeing 747 Air Force One, que transporta o presidente dos Estados Unidos, é cheio de segredos. Seus sistemas de defesa permitem que ele escape de ataques de mísseis ou interfira nos radares de aeronaves inimigas. De dentro do avião, o chefe de Estado americano pode até ordenar um ataque nuclear.

Foto: AP

No Boeing 747 da Air India, que faz as vezes de transporte do primeiro-mininstro do país, as defesas contra ataques também estão presentes. A aeronave pode emitir sinais para confundir radares inimigos e tem capacidade de reabastecimento em pleno ar.

Foto: Creative Commons

A rainha e o primeiro-ministro do Reino Unido viajam neste BAe 146, que comparado aos aviões de outros chefes de Estado nem é tão luxuoso assim. A segurança, no entanto, também é uma preocupação aqui. O avião pode soltar flares, bolas de fogo que confundem mísseis guiados por calor.

Foto: Royal Air Force

Este é o nada humilde WC, do Airbus A340 do sultão do Brunei, que tem outros cinco aviões. A pia do lavatório é folheada a ouro, assim como muitas outras partes da aeronave .

Foto: Reprodução

Quando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sai em uma longa viagem, é este Airbus A340 que serve de transporte. Carla Bruni, a bela primeira-dama francesa, também usufrui dos luxos da aeronave presidencial nas viagens que faz ao lado do marido.

Foto: Creative Commons

O enorme avião Ilyushin Il-96 serve ao presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, em suas viagens internacionais. O país se orgulha de sua indústria aeronáutica e sempre utilizou aviões russos nas frotas de transporte oficial.

Foto: Creative Commons

O Tango Uno, um Boeing 757 que transporta a presidente da Argentina em viagens internacionais, virou objecto de polémica quando a filha de Christina Kirchner, Florência, usou o jacto, para visitar amigos na Patagônia.

Foto: Creative Commons

O Tupolev Tu-154 da Presidência da Polónia teve um fim trágico. Apenas 39 horas após esta foto, o avião caiu na Rússia, matando o presidente polaco, Lech Kaczynski, a primeira-dama e outras 94 pessoas. As primeiras investigações apontam para erro dos pilotos, que tentaram aterrar sem as condições necesárias, para o fazerem em segurança.

Foto: AP

Fonte: R7

Sem comentários:

Enviar um comentário