quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sete tipos de aeronaves e cinco de embarcações participam das buscas.

Desde o início das buscas por vítimas e destroços da aeronave que fazia o voo AF447, da Air France, na segunda-feira (1º), a Força Aérea Brasileira (FAB) vem accionando diversas aeronaves para auxiliar as operações em alto-mar. Uma delas é a de modelo R-99, responsável por buscas nocturnas, segundo a FAB. A aeronave localizou, na madrugada da terça-feira, vestígios que poderiam ser do Airbus 330-200.

R-99 é usado pela FAB em operações de vigilância da Amazônia - Foto: Divulgação/CECOMSAER/FAB

A FAB descreve o modelo R-99 como a “aeronave de alerta aéreo antecipado e controle mais avançada e de menor custo do mercado. Ele proporciona alta eficiência em missões através de rápidos tempos de reação, atingindo elevadas altitudes e podendo cobrir áreas extensas”.

Radares de “abertura sintética”, sensores e sistemas de comunicação e inteligência eletrônica equipam a aeronave e permitem que ela forneça imagens e informações electrónicas sobre pontos no solo em tempo real ou com mínima margem de atraso. O radar de abertura sintética, localizado na parte inferior do R-99 marcou as coordenadas geográficas e delimitou a área de busca pelos destroços.

Por essas características, a aeronave é usada pela FAB para, dentre outras funções, efectuar missões de vigilância na bacia do Amazonas. Actualmente, o R-99 faz parte do Sistema de Vigilância da Amazónia (Sivam).

O C-105, conhecido como Amazonas, é avião militar de transporte tático - Foto: Divulgação/CECOMSAER/FAB

O Amazonas C-105 é um avião militar de transporte tácito e versátil. É capaz de realizar missões em larga escala, com eficácia máxima, como transporte tácito e logístico, lançamento de pára-quedistas, cargas ou evacuação médica. Foi projectado para descolar de pistas curtas em diversos ambientes. Cargas volumosas podem facilmente ser carregadas ou descarregadas através da porta traseira da rampa, a qual pode ser aberta durante o voo. Uma aeronave C-105 está a ser usada pela FAB nas buscas dos destroços.

O C-130 Hércules é descrito pela FAB como uma das 'lendas da aviação atual' - Foto: Divulgação/CECOMSAER/FAB

Um dos mais versáteis aviões de carga de sua classe, o C-130 Hércules foi encomendado em 1951 pela Força Aérea dos Estados Unidos. Actualmente, é utilizado em todo o mundo e tornou-se numa das lendas da aviação actual. Foi usado no Vietnã como transporte aéreo. No Brasil, o C-130 é chamado pelos seus pilotos de "O Gordo" sendo responsável por inúmeras missões, que vão do lançamento de pára-quedistas ao reabastecimento em voo, passando por missões de busca e salvamento e de transporte aéreo. Atinge a velocidade máxima de 560 km/h e chega a 79,3 toneladas quando carregado. Três aeronaves Hércules estão a participar da operação de buscas – um C-130 2474, um C-130 2466 e um KC-130 2462.

P-95 tem faróis noturnos que o tornam adequado para buscas noturnas - Foto: Divulgação/CECOMSAER/FAB

Versão do Bandeirante para patrulhamento marítimo, o P-95 "Bandeirulha" foi criado para preencher uma lacuna na aviação moderna. O seu desempenho é elevado em virtude dos motores e dos tanques de ponta de asa que lhe aumentam a autonomia para 7 horas e 20 minutos de voo. Equipado com um potente aparelho de radar colocado no nariz, a aeronave conta também com faróis de longo alcance destinados à busca nocturna. O Bandeirulha patrulha a costa, executa a identificação e o controle do tráfego mercante e é usado em operações de busca e salvamento. É capaz de voar a 393 km/h e atinge 7 toneladas quando carregado. O P-95 participa das atuais operações de busca e uma aeronave Bandeirante SAR (SC-95 6545) está pousada em Natal à disposição da FAB, caso seja necessário.

O Black Hawk pode ser usado para içar destroços ou corpos das vítimas do acidente - Foto: Carla Lyra (G1)

O helicóptero Black Hawk é uma aeronave de combate. Além das metralhadoras laterais de seis canos, o helicóptero possui blindagem nos tanques de combustível, na cabeça do rotor e nos assentos dos pilotos. Tem a capacidade de transportar até quatro toneladas de carga externa. A aeronave é usada pela FAB para vigiar a Amazónia, além de situações de resgate militar e civil.

Super Puma destaca-se pela sua grande capacidade de transporte e resistência - Foto: Divulgação/SECOMSAER/FAB

O Super Puma é um helicóptero que se destaca por sua grande capacidade de transporte e resistência. As pás de seus rotores em fibra de vidro e as engrenagens e rolamentos que podem funcionar sem óleo por uma hora são itens que tornam a aeronave mais segura. A sua capacidade para transportar 20 soldados totalmente equipados faz dele um helicóptero apropriado para operações de assalto. Os Super Puma da FAB actuam constantemente na Amazónia e no auxílio à população em casos de calamidade.

O helicóptero Lynx é transportado pela Fragata Constituição - Foto: Divulgação/Marinha

O helicóptero Lynx é transportado pela Fragata Constituição. Resgatou, na tarde da quinta-feira (4), um suporte utilizado para acomodação de cargas, de aproximadamente 2,5 m². O helicóptero faz parte do trabalho de buscas no Oceano Atlântico do avião da Air France.

Fragata Constituição transporta um helicóptero Super Lynx, que ajuda nas buscas - Foto: Divulgação/Marinha

A Fragata Constituição, que actualmente opera no local das buscas pelo Airbus, é uma embarcação de 129,2 m de comprimento, 13,5 m de largura e 5,5 m de altura. Pesa cerca de 3,3 mil toneladas e consegue se locomover com carga plena de 3,7 mil toneladas. A Constituição, que transporta um helicóptero Super Lynx, se desloca a uma velocidade máxima de 54 km/h.

Fragata Bosísio - F 48 entrou em operação no sábado (6) - Foto: Divulgação/Marinha

A Fragata Bosisio é uma embarcação de 131.2 m de comprimento, 14.8 m de largura, e 6.0 m de calado de altura. Pesa cerca de 3,9 mil toneladas e consegue se locomover com carga plena de 4,4 mil toneladas. A Bosisio, que transporta dois helicópteros Super Lynx, desloca-se a uma velocidade máxima de 54 km/h.


Navio-Patrulha Grajaú suporta carga plena de 217 toneladas e leva até 31 tripulantes - Foto: Divulgação/Marinha

O Navio-Patrulha classe Grajaú atinge velocidade máxima de 43,2 km/h, e é capaz de se deslocar com carga plena de 217 toneladas. O navio tem 46,5 m de comprimento, 7,5 m de largura e 2,3 m de altura e leva uma tripulação de até 31 homens. A embarcação também está no local das buscas.

Corveta Caboclo atinge velocidade máxima de 43,2 km/h e leva 31 tripulantes - Foto: Divulgação/Marinha

A Corveta Caboclo, terceira embarcação no local de procura pelo Airbus, pesa 911 toneladas e suporta carga plena de 960 toneladas. Tem 56 m de comprimento, 9,3 m de largura e 3,6 m de altura. Atinge velocidade máxima de 43,2 km/h e pode levar até 31 tripulantes.

O NT Almirante Gastão Motta - G 23, partindo em 28 de maio de 2004, para prestar apoio aos navios que transportaram parte do contigente brasileiro para as operações de paz da ONU em Port-au-Prince (Haiti) - Foto: Luiz Padilha

O navio-tanque Almirante Gastão Motta tem 135 m de comprimento, 19 m de largura e 7,5 m de altura e atinge velocidade máxima de 36 km/h. Pode transportar até 121 homens. Pesa 9 mil toneladas e é capaz de transportar até 5 mil toneladas de combustível para abastecer outras embarcações.

Fonte: G1- Jorge Tadeu

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