quarta-feira, 3 de junho de 2009

Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Os destroços do Airbus A330 da Air France foram encontrados numa faixa de 5 km dentro da área em torno do arquipélago de São Pedro e São Paulo.


O Arquipélago de São Pedro e São Paulo, é um conjunto de pequenas ilhas rochosas que se situa na parte central do Oceano Atlântico Equatorial, distando 627 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e 986 quilômetros de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Foi declarado como parte do território brasileiro, segundo o IBGE pertencente ao estado do Rio Grande do Norte.

Em 1998, foi inaugurada a Estação Científica na Ilha Belmonte, dando o início do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROARQUIPÉLAGO) sob administração da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Foto: Akihisa Motoki

A presença permanente de cientistas na Estação Científica justifica a habitabilidade no Arquipélago, que é fundamental para obter o reconhecimento internacional como território brasileiro. Era chamado popularmente de "Penedo de São Pedro e São Paulo" ou "Rochedo de São Pedro e São Paulo", porém hoje em dia é chamado oficialmente de "Arquipélago de São Pedro e São Paulo". A rocha exposta é peridotito serpentinizado de um megamullion tectonizado, sendo a única exposição mundial do manto abissal acima do nível do mar.

Localização

Mapa de localização e posicionamento geotectônico do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Oceano Atlântico Equatorial - Imagem: Akihisa Motoki

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo está localizado na região equatorial do Oceano Atlântico, N00º55.1’, W29º20.7’, aproximadamente a 1010 quilômetros ao ENE da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte (RN). A área total emersa é de aproximadamente 13 mil m² à altitude máxima de 18 metros. É constituído por cinco ilhas maiores e numerosos rochedos, sendo um dos lugares mais inóspitos do país:

- Ilha Belmonte (Sudoeste, Southwest): 5.380 m²
- Ilha Challenger (São Paulo, Sudeste, Southeast): 3.000 m²
- Ilha Nordeste (São Pedro, Northeast): 1.440 m²
- Ilhota Cabral (Noroeste, Northwest): 1.170 m²
- Ilhota Sul (South): 943 m²

Nenhum dos rochedos dispõe de água potável. Apenas a maior ilha possui vegetação, rasteira e rala. Os penedos servem de abrigo a diversas espécies de aves marinhas (Anous minutus, Anous stolidus e Sula leucogaster, por exemplo), que os cobrem com seus excrementos, formando o guano, um tipo de adubo orgânico natural. Outras espécies que podem ser relacionadas são os caranguejos (como o Grapsus grapsus) e diversos tipos de insetos e aranhas.

Ilhas do Arquipélago de São Pedro e São Paulo - Imagem: Akihisa Motoki

Fontes:

Noticias sobre a aviação
Wikipédia - Arquipélago de São Pedro e São Paulo
Ilhas de Trindade e São Pedro e São Paulo ajudam a entender a formação do Brasil
São Pedro e São Paulo - Local mais inóspito do Brasil
Fotos: clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário