quinta-feira, 21 de maio de 2009

Near Field Communication - Pass & Fly.

A Air France começou a testar um projecto piloto no aeroporto de Nice, Côte d'Arzur em parceria com a Amadeus, empresa especializada em soluções para o mercado de viagens e turismo, utilizando para embarque dos passageiros, o seu telemóvel.

Baptizada de NFC (Near Field Communication), a tecnologia testada, permite ligações sem fios, a curtas distâncias nos aeroportos. O projecto piloto, acontecerá durante seis meses com os passageiros, que participam no programas de fidelidade Club Airport Premier (CAP).

E como é que funciona, este proecto?

Os telemóvéis dos passageiros, serão habilitados na tecnologia NFC no próprio aeroporto, o que permitirá o embarque destes, através da utilização de um leitor Pass & Fly.

Assim, os dados, relativos ao passageiro, ao voo, são imediatamente, lidos e o cartão de embarque , emitido pelo leitor, o qual, funciona até mesmo se o telemóvel, estiver sem bateria.
No portão de embarque, basta que o "staff", da companhia, confira os documentos do passageiro.

Para viabilizar o projecto, a Amadeus desenvolveu as aplicações tecnológicas, a utilizar pelos telemóveis, os sistemas de controles de saída e os leitores dos aeroportos, de modo a que estes possam compartilhar e mostrar as informações relevantes para o processo de embarque de passageiros.

A IER, empresa líder, a nível global, em fornecer e gerir, as redes de transporte, desde, os bilhetes electrónicos, impressoras, e leitores de cartões.,construiu e providenciou os terminais e leitores NFC que foram integrados aos aeroportos e ligados ao sistema de gestão de passageiros da Air France. A companhia aérea francesa disponibilizou os cartões de embarque electrónicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário