domingo, 12 de abril de 2009

TAP, autoriza o uso de telémoveis a bordo.

A TAP, iniciou o primeiro teste comercial de utilização de telemóveis a bordo. Este sistema, disponibilizado pela OnAir, empresa especializada em comunicações móveis da SITA e Airbus, permite aos passageiros da TAP efectuar ou receber chamadas de voz, enviar mensagens SMS e de correio electrónico, através da utilização dos seus próprios telemóveis.
Para aceder a estes serviços, o cliente precisa apenas de ter um acordo standard de roaming internacional com o seu operador de origem.
A TAP é uma das Companhias pioneiras, e a primeira da Star Alliance, a oferecer o Mobile OnAir aos seus clientes. Este serviço já está disponível no A319, o CS-TTL, "Almeida Garrett", que opera nas rotas de médio curso, e que já efectuou o primeiro voo, entre Lisboa e Munique,equipado com a sofisticada rede móvel. Os passageiros da TAP que viajem nesta aeronave, para um dos destinos de médio curso da Companhia, vão poder aceder a esta nova facilidade durante os próximos seis meses, período de duração do teste comercial.
A instalação do novo sistema no avião da TAP foi concretizada na íntegra pelas equipas de Manutenção e Engenharia da Companhia.
Concebido pela Airbus e certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), esta tecnologia consiste na colocação, a bordo, de uma avançada rede local GSM dentro da aeronave, com uma potência de transmissão muito baixa, que possibilita o uso de telemóveis, com a máxima segurança e sem interferências nos sistemas de navegação, quando o avião atinge a fase de cruzeiro - acima dos 4 mil metros - através de ligações ar-terra e terra-ar asseguradas por canais de comunicações via satélite.

Sem comentários:

Enviar um comentário