quarta-feira, 8 de abril de 2009

Requisitos Gerais para Assistente ou Comissário de Bordo

Os requisitos aqui referidos, são apenas tópicos de ordem geral, que podem ajudar possíveis interessados na Profissão de Tripulante de Cabine a conhecê-la melhor, mas não podem ser identificados com nenhuma Companhia Aérea em particular, e não subsistuem os que, a cada momento, possam ser exigidos por alguma Companhia Aérea para algum concurso.

Os candidatos a Comissário de Bordo (C/B) e a Assistente de Bordo (A/B), devem ser indivíduos que reúnam principalmente uma boa aparência, uma boa saúde, uma boa capacidade de comunicação, sendo extremamente importante também, que tenham uma boa dose de bom senso e autodomínio, para deles se poderem valer em situações de emergência.

Aliado a estes factores, exige-se igualmente que detenham um mínimo de habilitações Literárias ao nível do 12º ano, e uma boa fluência de Inglês e Francês, sendo preferencial a fluência noutros idiomas, como por exemplo Espanhol, Alemão, Italiano, entre outros.

A idade limite pedida pelas Companhias Aéreas varia, normalmente, entre os 25 e os 29 anos, salvo elementos qualificados e com experiência profissional, tendo cada Companhia as suas próprias regras. Existem também mínimos e máximos de altura que dependem do equipamento (tipo de avião) a voar, e que variam de Empresa para Empresa.

1. Boa aparência - Não é necessário ser o mais deslumbrante nem o mais atraente, mas sim parecer e sentir-se no seu melhor. Uma aparência geral é conseguida pela inter-relação de muitos factores. A imagem que o candidato deve apresentar, deverá ser a soma de todas as características físicas, movimentos de corpo e da sua atitude mental.
- É preciso não esquecer que o C/B ou A/B, desempenha um papel vital no seu trabalho. A sua aparência é julgada por muitas pessoas como um reflexo da companhia e também, da sua atitude para com o seu trabalho.
- As Companhias Aéreas têm muito orgulho na aparência do seu PNC (Pessoal Navegante de Cabine), de modo que cabe a cada um escolher um estilo de aparência que esteja de acordo com o que lhe ficará natural.

2. Boa Saúde - O candidato a C/B, A/B tem de ser bastante saudável, pois vai trabalhar num ambiente onde o ar é mais rarefeito do que aquele a que está habituado.
- O PNC, trabalha num meio onde os efeitos do ruído, vibração, calor, frio, forças de aceleração e alterações de pressão atmosférica estão bem patentes, e, como o elemento humano é a mais flexível, adaptável e valiosa parte do sistema da aviação, mas é também o mais vulnerável a influências que podem afectar adversamente a sua performance, a Medicina Aeronáutica é das áreas mais exigentes na selecção do PNC.
- Quer isto dizer que o candidato a C/B, A/B vai ser alvo, durante toda a sua vida profissional, a rigorosos exames médicos.
- Deve pois ter todo o cuidado com a sua saúde. Ter bons hábitos alimentares, bons habitos de sono, abster-se de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, enfim, tomar todas as providências para que mantenha um elevado índice de saúde.

3. Boa Capacidade de Comunicação - Como é óbvio o candidato deve ser dotado de uma elevada capacidade de comunicação verbal e gestual. O Tripulante de Cabine trabalha em equipa e está constantemente a comunicar com os passageiros de modo a prestar-lhes a mais elevada assistência. Deste modo deve ser dotado dum perfil psicológico que lhe garanta a trasnmissão interpessoal de ideias, sentimentos e atitudes que possibilitem e assegurem a dinâmica grupal e social.
- A capacidade de comunicar gestualmente é da mais elevada importância, especialmente em casos de emergência, pois usando processos empáticos e eventualmente traduzíveis através de movimentos expressíveis, precede, modela e codifica a comunicação verbal.

4. Bom Senso e Autodomínio - Um Candidato a Tripulante de Cabine, vai ser treinado para identificar situações de risco e agir face ao perigo duma forma determinada e profissional. Embora as tarefas relacionadas com a assistência a passageiros sejam normalmente as mais reconhecidas pelo público, estas são relegadas para um plano secundário quando comparadas com a responsabilidade que cai sobre os ombros de um Tripulante de Cabine numa situação em que a sobrevivência dos ocupantes do avião corre perigo.
- Deste modo necessita o mesmo de ser dotado de uma grande capacidade de auto-domínio para manter a liderança em situações de modo a evitar o pânico generalizado. Deve fazer uso do seu bom senso para através de uma boa observação e aquisição de factos para julgar pelo melhor, decidir da melhor forma e actuar da melhor maneira.

5. Habilitações Literárias
- O mínimo exigido pela maior parte das Companhias Aéreas Portuguesas, é o 12º ano de escolaridade em qualquer área. O domínio oral das línguas Francesa e Inglesa é factor eliminatório no processo de selecção.
- Atendendo à grande concorrência actual no mercado de trabalho, é óbvio que a maior parte das Companhias Aéreas estão cada vez mais a dar prioridade aos candidatos que apresentem Bacharelatos / Licenciaturas nos cursos de Relações Internacionais, Gestão Hoteleira, Turismo, Línguas e todos os demais directamente relacionados com Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

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