sexta-feira, 3 de abril de 2009

Assistentes e Comissários de Bordo


Antes de vermos exactamente as funções dos Tripulantes de Cabine, gostaríamos de esclarecer algumas siglas que são utilizadas na Aviação Comercial.
O Pessoal Navegante Comercial ou de Cabine (PNC) é constituído pelas seguintes categorias:
- Supervisores de Cabine (SC's)
- Chefes de Cabine (CC's)
- Comissários de Bordo (CB's)
- Assistentes de Bordo (AB's)
Os CB e as AB são Tripulantes devidamente qualificados pela Empresa, que colaboram directamente com o Chefe de Cabine, por forma a que seja prestada assistência a todos os ocupantes do avião, assegurando o seu conforto e segurança, de acordo com as normas e rotinas estabelecidas e tendo em conta os meios disponíveis a bordo.
Toda a sua actividade pode sintetizar-se em três funções:
1. Zelar pela segurança dos ocupantes do avião.
Uma das funções mais importantes e de maior responsabilidade do PNC, é salvaguardar a segurança dos passageiros, cumprindo as normas de segurança, actuando correctamente em emergência e orientando ou colaborando em tarefas de sobrevivência.
2. Prestar assistência aos passageiros.
A assistência a passageiros e tripulantes prevê a execução de várias tarefas programadas em função dos horários de voo, tipos de avião, interesse comercial, etc... Além disso, são de prever condições especiais que requerem acções correspondentes por parte do PNC. Assim, podemos considerar as seguintes tarefas, da competência dos CB e das AB:
- Efectuar preparações para o voo.
- Efectuar serviço de bar.
- Efectuar serviço de refeição.
- Efectuar serviço de vendas.
- Prestar assistência especial a VIP's.
- Prestar assistência especial a incapacitados.
- Prestar assistência especial a crianças.
- Prestar assistência a PNT (Pessoal Navegante Técnico).
- Executar procedimentos de chegada.
3. Transmitir a imagem da empresa.
Este aspecto, que está presente em toda a actividade do PNC, exige o conhecimento da Empresa e um grande empenhamento pessoal. Sempre que uniformizado, e independentemente do local onde se encontra antes e após o voo, o PNC continua a representar a Companhia, devendo ter o máximo cuidado na sua postura, linguagem e apresentação pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário